Classificação de pinturas rupestres em Vilar de Mouros

A Junta de Freguesia foi informada, no passado dia 15 de janeiro, pela Direção-geral do Património Cultural, da abertura de um procedimento de classificação de Gravuras Rupestres do monte de Gois, localizadas em Vilar de Mouros.

Estas gravuras, insculturas gravadas em penedos, onde pontificam, entre outros elementos, espirais e pequenas covas (covachos), representam um marco importante para a região, uma vez que atestam os primórdios da nossa comunidade, pelo menos desde o segundo milénio antes de Cristo. Trata-se, portanto, de um Património de valor incalculável para todos nós.

Assim, esta notícia constitui, por isso, um marco importante para todos, dado que vem ao encontro das nossas aspirações neste domínio. Conhecer, Divulgar, Sensibilizar e Proteger o nosso Património é uma das prioridades.

É, pois, imbuídos neste espírito que a Junta de Freguesia se encontra empenhada em promover o nosso Património Cultural, estando no presente momento a desenvolver um profundo trabalho de levantamento, catalogação e descrição do Património da freguesia, o qual em breve será trazido domínio público.